Imagens do Príncipe!

Nas águas quentes e transparentes da Ilha do Príncipe o biólogo Rogério Ferreira dá continuidade à amostragem da população de Tartaruga SADA (Eretmochelys imbricata). Na fotografia (tirada pelo próprio), dois pescadores submarinos locais agarram momentaneamente um exemplar dessa espécie, para ser recolhida uma amostra de sangue, aplicado um PIT tag, medido o seu tamanho, feitas algumas fotos e determinadas as coordenadas geográficas do local de captura. Logo depois, o animal será libertado são e salvo, mas o conhecimento sobre esta 'pérola' da biodiversidade mundial vai aumentando. Os mergulhadores recebem um vencimento pela sua colaboração nestes trabalhos e deixam de necessitar de matar tartarugas marinhas para ganhar a vida!

3 respostas a Imagens do Príncipe!

  1. Leonor Sardinha diz:

    Lindo, e fico muito emocionada quando olho para a foto. Continuem… estão no bom caminho e, todos lucrarão, tartarugas e homens… e eu confirmo que esta ilha é, de facto, uma pérola!

  2. Parabéns pelo trabalho. Acredito que a melhor maneira de conscientizar a população do Príncipe sobre a necessidade de preservação da sua biodiversidade é fazendo com que ela participe ativamente desse processo.
    Sugiro que essas ações não fiquem restritas aos trabalhos realizados juntamente com pescadores, mergulhadores e governantes, mas que de certa forma possa se estender a toda a população. Várias vezes a população do Príncipe percebe essas movimentações e sequer sabe do que se trata.
    Disponibilizo-me a colaborar caso necessitem.
    Parabéns novamente.

    • Caro Delmiro.

      Muito obrigado pelas suas palavras!
      Pedi já ao Rogério, que estará no Príncipe até finais de Janeiro, para o contactar.

      Melhores cumprimentos
      Nuno de Santos Loureiro

%d bloggers like this: