Época de posturas terminou na Praia Grande

As tartarugas marinhas já deixaram de surgir, noite após noite, no areal da Praia Grande, à semelhança do que aconteceu nas outras praias da Ilha do Príncipe. Acabou, por isso, a época de posturas de 2009-2010, que se tinha iniciado em Setembro passado.

Na Praia Grande, onde foi possível assegurar um acompanhamento assíduo e muito criterioso, foram observadas 122 mão-brancas (Chelonia mydas) diferentes, bem como cinco sadas (Eretmochelys imbricata) e duas ambulâncias (Dermochelys coriacea). Na totalidade, foram depositadas na areia 315 posturas de mão-branca, seis de sada e uma de ambulância. Estes números permitem confirmar a Praia Grande como sendo a principal praia para as tartarugas marinhas na Ilha do Príncipe (e talvez mesmo de São Tomé e Príncipe).

Não se pense, no entanto, que as actividades terminaram. Durante os meses de Março e Abril continuará a ser feito o acompanhamento quotidiano das posturas e do nascimento dos filhotes.

Por outro lado, vai começar em breve a recuperação e requalificação do Centro de Acolhimento da Praia Grande, tendo em vista haver na próxima época de posturas um local adequado para receber os visitantes e para os vigilantes descansarem e se abrigarem as chuvas, sempre que necessário. A Drª Leonor Sardinha, que recentemente visitou a Praia Grande para conhecer a realidade local, ficou particularmente sensibilizada com a dedicação e profissionalismo tanto do Sr Zeferino como do Sr Hualton, e prontificou-se a financiar essas obras.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: