Programa SADA – missão 3

EM IMAGENS

pcp_out_09_01 1. a aplicar um PIT tag numa SADA, em cima duma canoa, na Praia das Burras

pcp_out_09_022. a extrair uma amostra de sangue, da mesma tartaruga marinha…

pcp_out_09_033. a pesar o animal, com a população local a assistir e, se necessário, sempre disponível para ajudar…

pcp_out_09_044. depois da pesagem concluída, com a ajuda do Duko a SADA prepara-se para voltar para o mar!

pcp_out_09_055. ao final do dia, já na Arca de Noé, a passar todos os dados para os cadernos e para as bases de dados informatizadas.

BREVE SUMÁRIO

1 de Outubro, quinta-feira Viagem Faro > Lisboa > São Tomé, precedida do envio, por correio, da candidatura ao Marine Turtle Conservation Fund, intitulada de Last Call to Save the Príncipe Island Hawksbill Rookery.

2 de Outubro, sexta-feira São Tomé, dia de espera, com viagem de lazer ao Ilhéu das Rolas, na companhia do Nuno Viegas Santos (Praia Boi Nature Resort) e da Silvana Revez.

3 de Outubro, sábado Viagem São Tomé > Príncipe. Conversa de avaliação sobre o desenrolar das actividades, desde o final da missão 2, com o André Almeida. Deslocação até à Ponta do Sol. Contacto com o mergulhador António Rocha, que vai começar a desempenhar funções de informador na Praia do Iola: conversa preparatória sobre os objectivos a atingir, metodologias de trabalho, importância de inter-relacionar o trabalho de protecção com o de sensibilização da população local. Conversa com Jean-Claude Godtbil, proprietário da Casa de João – Ponta do Sol, para planear um programa conjunto de turtle-watching. Noite com a equipa de guardas da Roça Sundi (G2).

4 de Outubro, domingo Manhã ocupada com conversa de avaliação sobre o desenrolar das actividades, desde o final da missão 2, com o Damião Matos e, depois, com os mergulhadores que colaboram regularmente com o Programa SADA. A seguir ao almoço, recolha de algumas tartarugas vivas, ilegalmente capturadas, e deslocação até à Praia das Burras para a sua libertação. Observação e recolha de dados para posteriores estudos, em algumas SADA. Noite com a equipa de guardas da Roça Sundi (G2).

5 de Outubro, segunda-feira Manhã na Praia das Burras, a recolher dados em duas C. mydas (mão-branca) afectadas com GTFP. Depois do almoço, conversa com o Mingos, para acertar detalhes da colaboração do mesmo na vigilância das Praias Banana e das Burras, seguida de conversa com o André Almeida, sobre a condução dos trabalhos nas praias do G2 (Ponta Marmita, Praias Margarida, Sundi, Mocotó e Ribª Izé). Tentativa de contacto com o Bobby, do Bom-Bom Island Resort, frustrada porque o mesmo se encontra no estrangeiro. Noite com a equipa de guardas da Praia Grande (G1).

6 de Outubro, terça-feira Manhã ocupada com formação detalhada dos guardas das Praias Grande, Boi, Macaco, Banana e das Burras (G1). À tarde, deslocação à Roça Sundi, para conversa com os guardas do G2 e também sensibilização do guarda da Praia Margarida (vulgo Cunene), para colaborar voluntariamente com o Programa SADA. Deslocação à Praia de Ribª Izé com o mergulhador Nuno Curto, para marcação, observação e recolha de amostras biológicas duma SADA macho, seguida de conversa sobre utilizações tradicionais (remédios) de produtos das tartarugas marinhas. Noite com a equipa de guardas da Praia Grande (G1), na companhia do Director do Parque Natural do Príncipe e do Delegado da Direcção-Geral do Ambiente no Príncipe, Sr Osório Umbelina.

7 de Outubro, quarta-feira Manhã ocupada com conversas com o Jean-Claude Godtbil e com o António Rocha, na Ponta do Sol, para finalização dos detalhes relacionados com as actividades de turtle watching e de vigilância da Praia do Iola. Após o almoço, deslocação a Terreiro Velho, para contactos com os Guias do Parque Natural do Príncipe, tendo em vista a sensibilização da população local do sul da Ilha e também dos turistas, para incrementar a protecção das SADA. Em seguida, reunião na Assembleia Regional do Príncipe, com o seu Presidente e com os mergulhadores, para acertar diversos pormenores da futura colaboração conjunta. Ao final do dia, marcação e recolha de informações e materiais biológicos destinados a posteriores estudos com tartarugas marinhas (demografia, crescimento, linhagem maternal, GTFP, etc.).

8 de Outubro, quinta-feira Reunião de trabalho com o Presidente do Governo Regional do Príncipe. Viagem Príncipe > São Tomé.

9 de Outubro, sexta feira Viagem São Tomé > Lisboa > Faro…

pcp_ribeira_ize

2 respostas a Programa SADA – missão 3

  1. josé simoes diz:

    Olá.
    Chamo-me José Simões e falamos na Fatacil, em Lagoa, este Verão sobre o surf na voz da américa em S. Tomé e possibilidade de existirem condições para surf em Príncipe. Está tudo bem contigo? Tens fotografias da ondulação nas praias de Príncipe para eu analisar se dá para o surf?

    Fica bem.

    • Olá Zé. Não fotografei mas também não esqueci. Em Outubro estava sempre a chover…
      Mas na minha próxima missão, em Janeiro, é de esperar que as condições climatéricas permitam fotografar!!!
      Abraço…
      Nuno

%d bloggers like this: