Programa SADA – missão 2

16 e 17 de Agosto de 2009

Os dois últimos dias da missão 2 pouca história têm para registar, para além do regresso a Portugal. O primeiro foi ocupado com a ligação entre Príncipe e São Tomé e o segundo com a ligação até Faro. Se não surgir nenhum contratempo de maior, em Outubro próximo decorrerá a missão 3 do Programa SADA…

15 de Agosto de 2009

floripes_principe_09Este sábado já não foi dia de tartarugas. A Ilha estava em festa para comemorar o São Lourenço. O momento alto da festa foi o fantástico “Auto de Floripes”, um teatro de rua quase indescritível que começou ao sol nascer e acabou já de noite. Toda a população assistia e vibrava intensamente com o desenrolar das batalhas e discussões entre cristãos e mouros. Assim sendo, eu fui assistindo, fotografando e filmando. Desta forma se passou o dia!

14 de Agosto de 2009

O último dia útil ficou marcado por alguns momentos importantes: a assinatura dum Memorando de Entendimento com o Parque Natural do Príncipe e uma conversa com outro caqueiro, o Idalécio.

Igualmente importante foi a participação numa reunião promovida pelo Presidente do Governo Regional com todas as autoridades da Ilha, tendo em vista debater a necessidade de aumentar a fiscalização no aeroporto e no porto, com o intuito de impedir a saída de escamas de SADA para o exterior na Ilha, e uma conversa com o André Almeida, da Associação “Ligar à Vida”, tendo em vista estabelecer algumas parcerias entre o seu Projecto PAGUÉ e o nosso Programa SADA. Em breve haverá novidades mas por agora tudo fica no segredo…

Já próximo do final do dia, deslocação à Praia das Burras, para marcar a última E. imbricata da missão 2. Um sub-adulto capturado pelo Duko, que nos mostrou também o rasto duma saída de SADA, na noite anterior, no extremo sul da mesma praia. A caminhada na areia deu azo a uma conversa sobre alguns dos esforços necessários para melhorar o futuro das tartarugas marinhas na Ilha do Príncipe. E antes do regresso à Cidade, breve conversa com o David, para que ele acolha o terceiro udómetro da rede que se está actualmente a instalar na Ilha. Pedido aceite, pelo que Praia das Burras terá o terceiro Posto Udométrico da nova rede…

É, entretanto, tempo de fazer o balanço final dos exemplares marcados e amostrados:

  • total: 47 exemplares
  • E. imbricata (SADA): 34 exemplares, dos quais 30 juvenis neríticos, 3 sub-adultos e 1 sub-adulto macho; foram ainda recapturados 2 juvenis neríticos e 1 sub-adulto macho.
  • C. mydas (mão-branca): 13 exemplares, dos quais 6 juvenis neríticos e 7 sub-adultos; foram ainda recapturados 2 juvenis neríticos e 1 sub-adulto.

13 de Agosto de 2009

meio_sessao_principeA manhã foi dedicada a uma sessão de sensibilização e de actividades com crianças. Tudo decorreu na Escola Paula Lavres, na Cidade de Santo António, e participaram 54 crianças, dos 3º e 4º anos de escolaridade.

tf_postcards_principe

As actividades começaram com uma breve palestra apresentada pelo Litoney Matos (vulgo Meio) e continuaram com um vídeo produzido pelo TAMAR (Brasil) e disponibilizado pela nossa benemérita colaboradora Drª Leonor Sardinha.

cartolina_sessao_principe

A parte restante da manhã foi passada com actividades de pintura de postais fornecidos pela Turtle Foundation e também com as “nossas” tartarugas de recortar e montar. O Filipe e a Inês, da WACT, e o André, da Ass. Ligar à Vida, deram uma boa ajuda para satisfazer todas as solicitações da criançada. Um sucesso a repetir!!!

À tarde, sob chuva intensa, visita às Praias Macaco e Boi, na companhia do Sr Zeferino. Na Praia Boi escolheu-se o local para um novo Centro de Incubação Controlada de Ovos, que será instalado em breve. Ao final do dia, já na Cidade, conversa com o caqueiro Lito, para sensibilizá-lo a deixar de comprar escamas de SADA aos mergulhadores e deixar das vender, depois, para São Tomé…

12 de Agosto de 2009

Manhã cedo, nova reunião, desta vez com o Sr Zeferino, o Hualton e o Mingos. Os três, já bem conhecidos, vão constituir a equipa de guardas / monitores responsáveis pelas Praias Grande, Uva, Boi, Macaco, Banana e das Burras. Uma vez mais apresentação de objectivos…

Seguiu-se uma conversa com o Presidente da Assembleia Regional, Dr Nestor Umbelina, para trocar ideias sobre os meios de sensibilização generalizada da população, a adoptar, e saber notícias do avanço do processo de publicação oficial do Decreto Regional para a Protecção de Tartarugas Marinhas.

Ao final do dia, depois de mais uma marcação, conversa com a responsável do Serviço de Meteorologia da Ilha do Príncipe, tendo em vista a colaboração e troca de dados de precipitação.

11 de Agosto de 2009

Manhã cedo, reunião com o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Engº Tozé Cassandra. Foi apresentado um ponto de situação da missão 2, debatida atentamente a candidatura já submetida ao FFEM, e equacionadas novas candidaturas. Ficou também acordada uma reunião com as autoridades regionais, para sensibilizá-las e alertá-las para a necessidade de intensificarem os esforços conducentes à fiscalização de saída de escamas de SADA para São Tomé.

À tarde, mais três E. imbricata marcadas. Os números começam, finalmente, a aproximar-se dos objectivos estabelecidos…

10 de Agosto de 2009

A manhã foi tranquila e à tarde, na companhia do André Almeida, deslocação à Roça Sundi, para uma conversa com os futuros guardas Albertino Pereira Rocha (vulgo Giró), de 31 anos, e Alcino da Conceição Chaveiro Neto (vulgo Chino), de 27. Os dois foram recomendados para a monitorização das praias mais próximas, entre Praia Ribeira Izé e Marmita.

A visita permitiu explicar os objectivos do Programa SADA, as tarefas destinadas aos dois futuros guardas, o acompanhamento e supervisão que será assegurado pelo André Almeida e pelo Damião Matos, e o salário mensal que será pago…

9 de Agosto de 2009

Ei_morta_principe_0809Bem cedo, deslocação de canoa, desde a Praia Abade ao Boné do Jóquei, na companhia do Nelo, do Mingos e doutros dois pescadores. As condições climatéricas eram, como habitual, de chuva frequente, impedindo o registo fotográfico da interessante aventura. Momento menos positivo foi a paragem na Praia General Fonseca. Na areia jazia a carapaça dum sub-adulto de E. imbricata, muito recentemente morto. Não havia vestígios da cabeça, membros ou cauda. As escamas tinham sido retiradas da estrutura óssea. Desta, porque a captura e morte tinha sido muito recente, foi possível retirar alguns vestígios de carne, para posterior estudo de genética molecular.

A tarde foi passada a recuperar das agrestes condições climatéricas matinais…

8 de Agosto de 2009

A manhã foi destinada a uma visita ao Bom Bom Island Resort, para uma conversa com o Bobby Bronkhorst. O encontro permitiu consolidar anteriores contactos destinados a obter a colaboração activa deste Resort para a protecção directa das Praias Bom-Bom, Stª Rita e Seabra. Haverá, também, um Centro de Incubação Controlada de Ovos na Praia Bom-Bom, bem como aí será instalado mais um udómetro.

À tarde, visita à isolada Praia da Lapa.

7 de Agosto de 2009

pimenta_principeNada a registar, para além da visita às plantações de pimenta do Sr Jaime Vieira, é também à Roça de São Joaquim, onde é feita a secagem e tratamento inicial do grão.

6 de Agosto de 2009

Durante a manhã fomos convidados a assistir à apresentação pública do Praia Boi Nature Resort, no Salão Nobre da sede do Governo Regional do Príncipe. Foi uma sessão interessante, sob o nosso ponto de vista, porque na apresentação de todo o empreendimento várias vezes foi referido o apoio ao Programa SADA e o interesse dos promotores, quer em apoiar a conservação de tartarugas marinhas na Ilha do Príncipe, quer em oferecer uma oportunidade de turtle watching aos seus futuros clientes. Como na sessão estavam autoridades e personalidades da Ilha, uma vez mais todos ouviram falar de tartarugas marinhas e da necessidade das mesmas serem protegidas…

À tarde continuaram as actividades pelas praias da Ilha.

5 de Agosto de 2009

Novo dia de rotina. No final, uma longa e interessante conversa com o Bastien Loloum, consultor independente do Programa ECOFAC IV (Ecosystèmes Forestiers de l´Afrique Centrale), que está a apoiar a instalação efectiva do Parque Natural do Príncipe (PNP). Começou a equacionar-se uma colaboração mais efectiva com o PNP, quer no domínio da protecção directa de tartarugas marinhas, quer de investigação básica, de formação, de sensibilização generalizada da população, e ainda de turtle watching.

4 de Agosto de 2009

Nada de particularmente relevante, para além do facto de se ter atingido o número limite de C. mydas previsto para esta missão: 15 exemplares. A chuva frequente e abundante também continuou…

3 de Agosto de 2009

antonio_sadaA rotina do trabalho mais directamente associado às tartarugas marinhas instalou-se e foi avançando, a ritmo mais lento do que durante a missão 1. O facto de nesta missão se estar a estimular a captura de SADA, em detrimento da de mão-branca, fez com que o número de exemplares intervencionados, por dia, fosse menor.

Ao final do dia fez-se uma conversa com dois grupos de portugueses: os cinco voluntários da ONGD We are changing together e o André Almeida, da Paróquia da Ramada / Associação Ligar à Vida. Este último dirige o Jardim Infantil do Aeroporto e prepara a abertura dum novo, bem como dum centro de apoio a crianças sem o devido enquadramento familiar.

1 e 2 de Agosto de 2009

Fim-de-semana relativamente tranquilo. Algumas tartarugas para marcar e muita conversa para pôr em dia. A chuva foi sendo frequente, o que não facilitou nada alguns dos trabalhos planeados, quer de registo fotográfico detalhado da GTFP (green-turtle fibropapillomatosis), quer das biópsias, quer ainda de reconhecimento sistemático de praias e paisagens…

31 de Julho de 2009

nascer_sol_principe_august_09A manhã começou com uma reunião com o grupo de mergulhadores que colaboraram com o Programa SADA durante a missão 1. Apresentaram-se os principais objectivos da nova missão, os prémios a pagar por captura ou recaptura, os compromissos assumidos pelo recebimento dos prémios e as normas detalhadas de colaboração, nomeadamente as associadas ao sistema de aviso. A todos os presentes de distribuiram t-shirts e elásticos para as armas de pesca submarina.

À tarde foram recebidas as primeiras chamadas telefónicas e as actividades começaram, no terreno…

30 de Julho de 2009

O dia da viagem para a Ilha do Príncipe

27 a 29 de Julho de 2009

A chegada a São Tomé e, também, as primeiras reuniões de trabalho com a Direcção da ONG MARAPA! Debateu-se, em especial, a necessidade urgente dum Programa SADA II, na Ilha de São Tomé, que venha a decorrer de forma autónoma mas paralela à Iniciativa já em curso na Ilha do Príncipe. O tema continuará a ser aprofundado num futuro próximo, quer com a Direcção da ONG MARAPA, quer com o Director-Geral do Ambiente, quer com o Presidente do Distrito de Caué.

Houve ainda oportunidade para uma interessante troca de ideias com a historiadora principense Doutora Natália Umbelina, uma visita ao Arquivo Histórico Nacional de São Tomé e Príncipe e, ainda, ao mercado da cidade. Aí, como é triste hábito, lá estava carne fresca de tartaruga (C. mydas) à venda…

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: