G8, as tartarugas marinhas e o Príncipe

G8_2009_logoNo dia em que o G8 se reúne em L’Aquila, Itália, e adopta decisões importantes no quadro do combate às alterações climáticas, a Assembleia Regional do Príncipe, reunida na Cidade de Santo António, Ilha do Príncipe, R.D. de São Tomé e Príncipe, inicia um efectivo debate em torno duma proposta de Decreto Regional sobre Protecção de Tartarugas Marinhas!

O logo do G8 mostra, em destaque, quatro tartarugas marinhas a nadar, e a escolha não foi fortuita…
… as tartarugas marinhas simbolizam ali todo o mundo animal, que está na Terra desde “o início dos tempos”, e que agora está seriamente ameaçado de extinção! Mas a simbologia não se esgota nesta preocupação, já que o local inicialmente escolhido era o Arquipélago de La Maddalena. Mas L’Aquila está situado na região de Abruzzo que, a 6 Abril passado, foi duramente atingida por um abalo de terra. Da mesma maneira que o G8 Summit 2009 foi para L’Aquila em sinal de solidariedade, as tartarugas marinhas foram escolhidas para o logotipo do evento para recordar que não só o Homem foi atingido, toda a biodiversidade está seriamente afectada e ameaçada!

No Príncipe, parece que se está a dar um primeiro pequeno e grande passo. O tema voltará a debate no próximo dia 14 de Julho. Aguarde-se, então…

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: