Programa SADA – missão 1

tpnprincipe

14 de Maio de 2009

Último dia da primeira campanha do Programa SADA na Ilha do Príncipe!
Encontro de trabalho com o Director indigitado do Parque Natural do Príncipe, Daniel Ramos, tendo em vista a apresentação mútua, a apresentação do Programa SADA e equacionar a possível e desejável colaboração, no futuro.
Viagem de regresso a São Tomé e a Portugal…

13 de Maio de 2009

Fim da actividade conjunta com os mergulhadores locais, que se prolongou até ao anoitecer! O dia começou com uma entrevista à Rádio Regional do Príncipe, de cerca de 30 minutos, transmitida em directo.

Atingiu-se o objectivo de 50 tartarugas marinhas marcadas (37 Chelonia mydas e 13 Eretmochelys imbricata) e, nesta última jornada, fizemos intervenções em 18 “Afonsos“, o nome tradicional do Príncipe usado para designar as tartarugas marinhas.

Tivemos ainda a possibilidade de observar uma outra tartaruga marinha, uma mão-branca imatura, severamente afectada por fibropapillomas e já moribunda…

12 de Maio de 2009

O dia da reunião!
O Presidente do Governo Regional do Príncipe agendou para este dia uma Sessão Pública para debater o futuro Decreto-Regional de Protecção de Tartarugas Marinhas. Na mesa estiveram o próprio Presidente, o Presidente da Assembleia Legislativa Regional e Nuno Loureiro. Os três fizeram breves apresentações sobre o tema, explicando a importância do Decreto para a Ilha e para a população do Príncipe, explicando alguns detalhes do futuro Diploma e explicando também a importância das populações de tartarugas marinhas que ocorrem nas praias e águas costeiras do Príncipe, no contexto mundial, e alguns dos benefícios que a sua conservação pode trazer…
reuniao_lei_principereuniao_lei_2
O debate foi longo, vivo e participado. No final parecia haver um consenso de que entre vantagens e inconvenientes, os argumentos favoráveis eram efectivamente os mais apoiados por quase todos!

As Autoridades Regionais assumiram, por isso, o compromisso de até ao final de Junho de 2009 ter o Decreto Regional aprovado. Um passo de gigante poderá, de facto, estar a ser dado!

Todo o dia foi muito chuvoso e, consequentemente, nenhum mergulhador foi para o mar…

10 e 11 de Maio de 2009

Fim-de-semana.
Poucos mergulhadores assumiram o compromisso de ir para o mar.

Por isso, tempo para passear e conhecer melhor uma ilha, que a cada curva da estrada mostra novas e fascinantes paisagens…
ponta_do_sol

foto: pôr-do-sol a partir da varanda da Roça da Ponta do Sol.

09 de Maio de 2009

Chuva e vento. Algumas árvores caídas e o mar muito agitado.
Ultrapassou-se a barreira psicológica das primeiras 20 tartarugas envolvidas na campanha de CMR. Voltou a surgir um sub-adulto de Chelonia mydas severamente afectado por fibropapillomas.

07 e 08 de Maio de 2009

rede_IMG_1475A rotina está a instalar-se. Os mergulhadores capturam tartarugas marinhas, telefonam e elas vão sendo, por mim, marcadas e amostradas.
Mas a chuva cai com frequência, acompanhada de vento, e o mar não está muito propício para a campanha de CMR

Por sugestão dum mergulhador tentou-se uma recolha de redes abandonadas no fundo do mar. Mas as condições climatéricas, por um lado, a instabilidade das pequenas canoas, por outro, e também a dificuldade em trazer as redes previamente localizadas para a superfície não permitiu coroar de êxito esta missão ambiental. Mesmo assim apanhou-se uma rede…

06 de Maio de 2009

Encontro de trabalho com o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Eng.º José Cassandra. Oportunidade para conversar sobre diversos tópicos como:

  • Protocolo entre o Governo Regional do Príncipe, a Universidade do Algarve e o CCMar, para a constituição de um Centro para a Conservação da Biodiversidade da Ilha do Príncipe – CBioP
  • visita ao local previsto para as futuras instalações do CBioP – Roça de Porto Real
  • organização de um curso técnico em ecologia e biologia de tartarugas marinhas, e de turismo de natureza, destinado a formar alguns jovens da Ilha do Príncipe para as actividades de investigação para a conservação, protecção directa e acompanhamento de turistas

Durante a tarde os mergulhadores continuaram a trazer tartarugas. O entusiasmo é, obviamente, crescente. Afinal, na Ilha do Príncipe há um novo tema de conversa!

cmconversa_img_1430conversas de amigas…

05 de Maio de 2009

Dia de muita chuva!
Mesmo assim, os mergulhadores capturaram três C. mydas imaturas, o que nos levou duas vezes à Praia das Burras…
… duas estavam afectadas por deformações externas, fibropapillomas, uma delas já num grau muito severo de ataque!

duko_img_14151

p004_img_1423

Duko (em cima) – C. mydas severamente afectada (à direita)

Encontro de trabalho com o Presidente da Assembleia Regional do Príncipe, Dr. Nestor Lopes Umbelina. Foi uma conversa muito interessante, que incidiu particularmente sobre o futuro Decreto-Regional de Protecção das Tartarugas Marinhas, sobre a sensibilização que é necessário fazer junto das populações de mergulhadores e pescadores, e ainda sobre o problema das redes de pesca ao largo da Ilha, onde involuntariamente muitas tartarugas marinhas ficam presas e acabam por morrer afogadas ou estranguladas…

04 de Maio de 2009

Primeiro dia de trabalho no Príncipe!

Durante a manhã decorreu um encontro de trabalho:

  • Associação de Pescadores e Mergulhadores do Príncipe, com dois objectivos:  i. sensibilizar e informar os membros do início do Programa SADA;  ii. obter colaboração para as campanhas de captura-marcação-recaptura destinadas a estudar a linhagem matriarcal, a dinâmica das populações e a dieta alimentar, quer das E. imbricata, quer das C. mydas; a reunião demostrou haver grande heterogeneidade de interesses e opiniões entre os membros da associação, sendo impossível alcançar um consenso e um plano de colaboração.

Por isso, decidimos começar a estabelecer contactos individuais, com os mergulhadores em que já temos alguma confiança…
… e ao final da tarde fomos chamados para marcar a primeira E. imbricata. Com esta operação o Programa SADA deu verdadeiramente início à sua primeira campanha de constituição duma base de dados e também de diálogo sério com mergulhadores da Ilha do Príncipe!!!

03 de Maio de 2009

02 de Maio de 2009

O dia fica marcado por dois interessantes e importantes encontros:

  • com o Director-Geral de Ambiente do Governo de São Tomé e Príncipe, Eng.º Arlindo de Carvalho. Oportunidade para uma conversa de apresentação e, simultaneamente, debater a questão da legislação nacional para a protecção de tartarugas marinhas no país. O Director-Geral relatou iniciativas que estão já a ser levadas a cabo nesse sentido, nomeadamente a existência de um primeiro draft, e nós relatámos iniciativas já tomadas em colaboração com o Governo Regional do Príncipe, quer relativas à apresentação de um draft para um Decreto Regional, quer ao lançamento do Centro para a Conservação da Biodiversidade da Ilha do Príncipe – CBioP.
  • com o Presidente do Distrito de Caué, Sr. Heitor Leitão, e com o seu Assessor, Sr. Elísio Camblé. Oportunidade também para uma conversa de apresentação. Temas como a necessidade de um reforço na protecção das tartarugas marinhas, nas praias e águas costeiras do distrito, o mais a Sul do país, com um progressivo envolvimento das populações locais, a realização de acções de formação para jovens do distrito, sobre biodiversidade e turismo, a geminação entre Caué e um município algarvio, e um apoio duradouro à diversificação e promoção turística do distrito, foram os assuntos principais do diálogo.

01 de Maio de 2009

A primeira campanha do Programa SADA, na Ilha do Príncipe, começou!

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: