1º Encontro Internacional de Desenvolvimento Local em STP

desenvolvimentolocalstpO 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é um projecto da iniciativa da Associação ROÇAMUNDO em parceria com FUNDAÇÃO CACAU, o Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), a Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA- Investiga), o Centro de Estudos Socais da Universidade dos Açores (CES-UAC) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

É objectivo deste projecto reunir em S. Tomé e Príncipe especialistas de diferentes áreas para reflectir sobre estratégias de desenvolvimento das comunidades locais a partir de uma realidade insular, com dificuldades evidentes em encontrar o melhor caminho para solucionar a progressiva pobreza em que se encontra mergulhado.

Várias políticas de desenvolvimento foram ensaiadas sem que alguma tivesse o efeito prático desejado, desafiando, deste modo, alguns conceitos e teorias de desenvolvimento económico. Neste contexto, a troca de experiências, tanto teórica como prática, na implementação e desenvolvimento de projectos comunitários promotores da mudança, poderá ser enriquecedora para os que têm estado empenhados em encontrar novos caminhos e soluções para romper as bolsas de pobreza. Por outro lado, é fundamental promovermos e incentivarmos o desenvolvimento de uma cultura de parceria entre agentes nacionais e internacionais, entre o sector público e privado, o poder local e agentes económicos locais, constituindo, deste modo, uma Comunidade de Prática como estratégia para a criação de mecanismos viáveis para o desenvolvimento.

Equipa de trabalho
Coordenação: Isaura Carvalho (Associação Roçamundo)
Comissão Organizadora: Isaura Carvalho (Associação Roçamundo), João Carlos Silva (Fundação Cacau), Brígida Rocha Brito (Centro de Estudos Africanos/ISCTE), Joaquim Ramos Pinto (NEREA Investiga) e Ana Cristina Palos (Centro de Estudos Sociais, UAC)

Comissão Científica
Rogério Roque Amaro (Centro de Estudos Africanos/ISCTE), José Portela (Universidade de Trás-os-Montes), Maria Antónia Barreto (Centro de Estudos Africanos/ISCTE), Brígida Rocha Brito (Centro de Estudos Africanos/ISCTE), Ana Cristina Palos (Centro de Estudos Sociais, UAC), Danilson Cotu (Ministério da Administração Interna, STP) e Isaura Carvalho (Associação Roçamundo)

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: